Quem sou eu

Minha foto
Nutricionista clínica especializada em obesidade e emagrecimento. Pós graduada na Faculdade de Medicina de Rio Preto (FAMERP) e especialização na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP) - Consultório: (16) 37210767

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Sódio: o vilão da saúde!


Porque o sódio é considerado um vilão para a saúde?
O sódio é um mineral fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo. Responsável pela condução dos impulsos nervosos, contração muscular e regulação do volume plasmático, na quantidade ideal ele é indispensável para a vida humana.
O grande problema é o consumo em excesso. Quando consumido em demasia, este mineral faz com que o corpo retenha líquido, causando edema (inchaço) e sobrecarregando os rins. Pessoas que sofrem de hipertensão ou diabetes devem ter um cuidado redobrado.
A quantidade máxima de sódio que uma pessoa saudável pode consumir diariamente gira em torno de 1,5 a 2 gramas. Pessoas com problemas renais, hipertensão e diabetes não devem consumir mais que 0,5 gramas por dia. Consumimos cerca de 6 vezes mais de sódio do recomendado diariamente.
O excesso de sódio no organismo é percebido facilmente?
Infelizmente, o excesso de sódio no organismo não é percebido facilmente, apenas quando surgem os primeiros sintomas. É importante equilibrar na alimentação os alimentos contendo alto teor desse mineral, pois, quando  o paciente chega ao médico, a hipertensão arterial já está instalada. Recomenda-se verificar sempre os rótulos dos alimentos para saber a quantidade de sódio presente em casa um deles.
 Quais os problemas de saúde que o abuso de sódio podem trazer?
Em grandes quantidades o sódio pode desencadear hipertensão arterial, aumento do ácido úrico, problemas cardiovasculares e problemas renais.






Quais são os alimentos e bebidas que são campeãs na concentração de sódio?
Muitas pessoas acham que o sódio está presente só nos alimentos salgados, mas aí é que se enganam. Ele está presente em todos os alimentos industrializados, empacotados, temperos prontos, e até em alguns tipos de doces. O macarrão instantâneo é o alimento que mais contém sódio, salgadinhos de milho, conservas, embutidos, enlatados, queijos e frios, molho shoyo e tabletes de caldo de carne, alcaparra, tomate seco, linguiça calabresa, bacalhau, alimentos congelados,entre outros dessa categoria. As bebidas lights tbém tem alto teor de sódio, portanto devem ser consumidas com moderação.
Quais orientações você daria para evitar o consumo exagerado?
Evite a utilização de temperos prontos e caldos de carne; opte pelos temperos naturais como alho, cebola, manjericão, orégano, salsinha, entre outros. 
Evite também o uso de bacon, toucinho, linguiças, enlatados, embutidos.Não utilize saleiro à mesa; tempere a salada com um pouco de azeite e limão.
Evite o consumo de alimentos industrializados, e bebidas lights,  que contêm grande quantidade de sódio.
(É sempre indicado observar o rótulo dos alimentos e preferir os que apresentam baixo teor de sódio. Se o alimento tiver mais do 400mg de sódio (Na) por 100g/ml de produto, é considerado alto teor de sal.)
E, claro, aliar a prática de atividade física a uma boa alimentação.


 Quais alimentos e bebidas que auxiliam na redução do teor de sódio no organismo?
O primeiro e mais indicado é a água, pura e natural. Depois disso  são indicados alimentos que contêm mais quantidade de  água na sua composição como laranja, tomate, pepino, abobrinha, abacaxi, pêra, melão, agrião, almeirão, entre outros. Os chás diuréticos, como chá verde, cavalinha, chá branco também auxiliam na melhora do edema e redução do teor de sódio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário