Quem sou eu

Minha foto
Nutricionista clínica especializada em obesidade e emagrecimento. Pós graduada na Faculdade de Medicina de Rio Preto (FAMERP) e especialização na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP) - Consultório: (16) 37210767

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Dicas de alimentação na quimioterapia!




Uma das consequências do tratamento do câncer é a alteração do gosto e do olfato, o que leva a perda de peso. Algumas dicas podem auxiliar no preparo dos alimentos.

- Faça escolhas de alimentos com boa aparência e cheiro agradável. Frutas são bem aceitas, abuse das vitaminas e das cores!

 - Quando surgir lesões na boca, experimente alimentos macios que sejam mais fácies de mastigar e engolir, tais como : purê de batata, de mandioquinha, frutas macias, iogurte, queijo tipo cottage, milkshakes, etc.
- Caso o cheiro da comida incomode muito peça que outra pessoa cozinhe, assim o tempo de contato com a comida é reduzido. 

- As carnes vermelhas normalmente criam um gosto desagradável. Podem ser substituídas por outros alimentos proteicos, como carnes brancas, ovos, legumes e peixe.
- Evite cozinhar alimentos com cheiro muito marcante, como couves, certos peixes, aspargos, couve-flor, cebola, alho, etc
-  O gosto metálico pode ser minimizado trocando os talheres habituais por alguns de plástico. 
- Beber de 2 a 3 litros de água ao dia. Acrescentar suco de limão para melhorar o sabor, usar gengibre nas preparações. Fazer uso de chás frios como canela e limão, camomila com damasco e hortelã com gengibre.
-Manter uma boa higiene bucal. Realizar enxagues com camomila para evitar gostos desagradáveis.